quinta-feira, 24 de abril de 2008

China: A Muralha!

A República Popular da China é o terceiro maior país do mundo em área (ou o quarto, dependendo de como se contabilizem algumas áreas disputadas com outros países) e o mais populoso do planeta, e ocupa uma parte considerável da Ásia Oriental. Com uma população de mais de 1,31 bilhão de habitantes (a maior do planeta), a China ocupa uma superfície de mais ou menos 9,7 milhões km² (se incluído o território de Taiwan, que a República Popular da China reivindica) e sua capital é Pequim. O Partido Comunista da China (PCC) governa o país por meio de um sistema de partido único desde a fundação da República Popular, em 1949 (“patrocinada” por Stalin, ex-comandante da antiga URSS), que conclui com sucesso as suas medidas de investimentos e proteção à cultura chinesa. Devido a sua enorme população, o crescimento vertiginoso de sua economia, seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento, seus gastos militares e sua condição de Estado declaradamente detentor de armas nucleares, a China costuma ser considerada uma superpotência emergente. O governo da China tem sido descrito como autoritário, comunista e socialista, com pesadas restrições em diversas áreas, em especial no que se refere às liberdades de imprensa, de reunião, de movimento, de direitos reprodutivos e de religião, além de obstáculos ao livre uso da popular internet.
Desde 1978, o país implementa reformas para adotar, em alguma medida, uma economia de mercado, o que ajudou a tirar 400 milhões de pessoas da pobreza. Entretanto, o país enfrenta outros problemas econômicos, inclusive o rápido envelhecimento da população e uma crescente disparidade entre a renda urbana e a rural. A economia chinesa é notada por alto nível de crescimento orientado à exportação. A população, em massa, mora no campo (70%) e a outra parte, na cidade (30%).

A China desempenha um papel importante no comércio internacional, ao ser o maior consumidor mundial de aço e concreto (usa, respectivamente, um terço e mais da metade daqueles insumos) e o segundo maior importador de petróleo. É o terceiro maior importador do mundo e o segundo maior exportador, em termos globais. A expressão "China Continental" corresponde à República Popular da China, embora costume excluir as duas regiões administrativas especiais de Hong-Kong e Macau (que foram devolvidas à China, respectivamente, em 1997 e 1996).
Desde então, a China vem se destacando no mercado mundial, devido aos seus investimentos em portos, cidades satélites e uma grande vantagem que proporciona uma certa qualidade em suas exportações, o crescimento chinês tem crescido os olhos de várias nações pelo mundo inteiro.