quinta-feira, 16 de abril de 2009

Noite Cultural!

Ontem, 15 de abril do presente ano, a OFES (Orquestra Filarmônica do Espírito Santo) realizou a sua segunda apresentação da Série Quarta Clássica. Com a presença do solista Daniel Guedes (no violino) e do regente Guilherme Mannis, não ficou nenhuma dúvida que o concerto seria um grande espetáculo. Porém, antes de falar mais sobre a apresentação, achei muito importante relatar o "curriculum" de ambos músicos que foram convidados.
Para começar, Daniel Guedes é reconhecido como um dos artistas mais expressivos de sua geração. Estudou em Londres, nos Estados Unidos e no Brasil venceu concursos, como Jovens Concertistas Brasileiros por exemplo - e óbvio que no exterior também conquistou grandes vitórias. Em suas apresentações como solista pelo mundo inclui orquestras brasileiras e também americanas, canadenses e etc. Hoje, Daniel é professor do Conservatório Brasileiro de Música, do Insituto Baccarelli e leciona também nos festivais de Campos do Jordão e Santa Catarina, além de atuar como regente em várias orquestras brasileiras.

O solista Daniel Guedes (à esquerda) e o regente Guilherme Mannis (à direita)

E não fica para trás, Guilherme Mannis, que é bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, a Unesp. Atuou como regente assistente de Cláudio Cruz e também à frente de orquestras sinfônicas por todo o Brasil. É formado em piano e teve excelentes professores durante a formação de sua carreira. Guilherme é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe além de desenvolver projetos didáticos e de interiorização, alcançando um grande número de pessoas.

Além disso, o concerto dedicado aos 200 anos da morte de Haydn teve em seu repertório:

Ludwig van Beethoven (1770 - 1827)
Abertura Coriolano, Op. 92
- Allegro con brio
Estréia em Viena, 1807

Joseph Haydn (1732 - 1809)
Sinfonia nº 104, em ré maior "Londres"
- Adagio
- Allegro
- Andante
- Menuetto: Allegro - Trio
- Finale: spirituoso

Estréia em Londres, 1795

Haydn; período clássico

Ludwig van Beethoven (1770 - 1827)
Concerto para violino e orquestra, em ré maior, Op. 61
- Allegro ma non troppo
- Larghetto
- Rondo
Estréia em Viena, 1806

Beethoven; período romântico

É, acho que nem preciso escrever mais nada sobre o concerto! rs