sábado, 17 de janeiro de 2009

Amazônia, um tesouro ameaçado!

Avançam na comunidade mundial as propostas para internacionalização do maior tesouro verde do Brasil. Tal fato torna-se manchete nos jornais mais famosos do mundo. O conceituado The New York Times publicou um artigo sob o título "De quem é a Amazônia, afinal?", onde cita um comentário do então senador americano Al Gore em 1989: "Ao contrário do que pensam os brasileiros, a Amazônia não é propriedade deles, pertence a todos nós." Três dias antes desta publicação do jornal norte-americano, o jornal inglês The Independent noticiou a demissão da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e sem o menor pudor relatou: "Uma coisa está clara. Essa parte do Brasil (a Amazônia) é muito importante para ser deixada com os brasileiros".
O que fica claro, diante das notícias de Nova York e Londres, é que a Amazônia corre grave ameaça. A cobiça de potências estrangeiras não é surpresa e tudo começa pela extensão territorial. A Amazônia Legal se estende por nove Estados e ocupa 61% do território brasileiro. Além disso, o Rio Amazonas é o soberano da Terra em volume de água. Segundo avaliações da ONU, o século 21 será marcado por graves conflitos entre as nações, com origem numa única causa: a escassez de água potável. É isso que torna a Amazônia ainda mais estratégica, pois em seus rios estão 21% da água doce vital ao homem.
Como resalta o The Independent, a Amazônia é uma poderosa reserva de recursos naturais. Mas é óbvio que os estrangeiros não são movidos apenas por boas intenções. Muito além das queimadas e da poluição, eles estão de olho é nas incomensuráveis riquezas da Amazônia. Felizmente, o Exército brasileiro está consciente do perigo. O Ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, disse em recente entrevista em Brasília, que hoje, a Amazônia é o maior foco de preocupações com a segurança.
No entanto, a cobiça internacional estende-se por cerca de dois séculos. Em 1983, a primeira-ministra da Grã-Bretanha, Margaret Thatcher, disse: "Se os países subdesenvolvidos não conseguem pagar dívidas externas, que vendam seus territórios". Mas será que essa seria a única e exclusiva solução, Srtª Thatcher? Já em 1998, o chefe central de informações das Forças Armadas dos EUA, Patrick Hughes, disse: "Caso o Brasil faça um uso da Amazônia que ponha em risco o meio ambiente dos EUA, temos que interromper o processo".

Pronto, agora eles querem guerra? Em plena Floresta Tropical EUA? Será que vocês se lembram da Guerra no Vietnã? Não que isto seja uma ameaça... longe de mim!
Nós, brasileiros, temos que colocarmos na posição de proteger e libertar a Amazônia dos ''invasores''. Penso que, a união da nossa nação que é a solução para os problemas enfrentados nesta região. Sabendo que boa parte da nossa floresta já foi derrubada, queimada, vendida... não machuca, não corrói ninguém... quase ninguém. Não conseguimos imaginar as pessoas que moram lá, afinal, quando se está longe... ah, fica tudo mais fácil, não é?
Temos que lutar contra nós mesmos, contra os índios (loiro de olhos azuis e com chinelo havaianas) capitalistas, as madeireiras e ong's clandestinas e o avanço da agropecuária no centro-oeste do Brasil. As ameaças ao nosso tesouro são incontáveis. Assim, lamentavelmente, muito antes de enfrentar invasores externos, o Brasil terá de invadir uma porção do próprio Brasil para reaver a integridade de seu chão.

Por favor, salvem a amazônia.
obs: Infelizmente não consigo carregar imagens no notebook, por isso, a ausência das mesmas.