domingo, 28 de setembro de 2008

Sonora Brasil - Circuito Heitor Villa-Lobos

Olá! caros leitores,
Após presenciar um facinante espetáculo inspirado em Heitor Villa-Lobos, estou aqui para compartilhar com vocês a essência e o verdadeiro valor da música brasileira.
Apenas registrarei aqui a minha noite de sábado (27/09), para que vocês tenham acesso pela leitura, e, quem sabe na próxima apresentação, desfrutarem ao vivo das belíssimas melodias criadas por este encantador ''Villa-Lobos''.


Criado em 1998, o projeto Sonora Brasil, do Serviço Social do Comércio - SESC - tem a música brasileira como foco. Ele percorre os mais variados recantos do país levando ao público um panorama histórico da nossa música e mostrando ritmos e instrumentos pouco difundidos no universo musical do país.
As presenças marcantes dos espetáculos são a música clássica e a tradição oral, mas também há espaço para a música contemporânea. Como em todos os projetos desenvolvidos pelo SESC, a ação educativa é uma de suas vertentes, atuando na formação de platéias e na abertura de caminhos para difusão da música que não encontra espaço no mercado.
Nesses 11 anos de estrada, o Sonora Brasil já abordou diversos temas para apresentar nossa música, como ''500 anos do brasil'', "A virada do século'' e "A formação da música nacional''.
A temporada de 2008 escolheu como foco a obra de Heitor Villa-lobos (1887-1959), antecipando as homenagens que serão feitas em 2009, ano em que se completa 50 anos de seu falecimento. Considerando por muitos estudiosos o maior compositor das Américas, com mais de mil composições, Villa-Lobos foi o responsável por ter reformulado o conceito de nacionalismo musical.
Segundo as próprias palavras do compositor, ''eu sou brasileiro e bem brasileiro. na minha música deixo cantar os rios e os mares desde grande Brasil. Eu não ponho mordaa na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que eu transponho instintivamente para tudo que escrevo''.
Até o fim do ano, serão 302 apresentações musicais pelo país, com a participação da Orquestra de Câmara do Estado de Mato grosso e do Quarteto de Sopros da Amazônia e concertos com o violinista Marcus Llerena e a soprano Rosenete Eberhardt.

Quarteto de Sopros da Amazônia

O grupo é formado pelos instrumentistas Cláudio Abrantes, na flauta; Ravi Shankar, no oboé; Vadim Ivanov, na clarineta; e Romeu Rabelo, no fagote. Eles se reuniram para interpretar o repertório de câmara da música brasileira menos conhecidas pelo grande público para esta formação instrumental e para suas variantes de solos, duas e/ou trios.