quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mulheres, Beethoven, Michelangelo, Lenin e Mandela na LIXEIRA!

Olá blogueiros! Antes de discorrer sobre o título da postagem, quero saudar a todos que visitaram o meu blog durante este período que estive ausente e pediram novas postagem. Vocês não sabem como fico feliz por saber que pessoas visitam o meu blog para somar conhecimento. Isso se transforma em motivação. Obrigada a todos vocês. Agora, vamos ao que interessa...
______________________________________________

Ontem, durante o 1º encontro do ano do grupo de estudo Ciências Sociais e Arte, com a orientação do Prof. Dr. Cláudio Márcio Coelho, surgiu a notícia (não foi possível encontrar a data, quem ou quando foi realizado este "evento"): Os nomes da lista dos 5 maiores gênios da humanidade!!! Mas, espera. Como são apenas cinco? Quem os escolheu? Porque os escolheram? Enfim, os olhares e comentários contidos expressavam a nossa curiosidade. E então, veio a bomba: Marx (Ciências Humanas e Sociais), Einstein (Ciências Exatas), Freud (Psicanálise), Darwin (Ciências Biológicas) e Leonardo da Vinci (Arte) são os maiores nomes da história da humanidade. É meu caros, é isso mesmo, nem cheiro de mulher. Ou você também não sentiu falta? Mas aposto que observou que na lista não contém: Beethoven, Sabina Spielrein (grande mente sobre a sexualidade infantil que Freud explorou), Michelangelo, Lenin, Mandela, Nietzsche, Mozart, Van Gogh, Tarsila, Gilberto Freyre, Paulo Freire, entre outros... muitos outros, muitas mulheres.
Todavia, torna-se compreensível que durante um longo período de tempo as mulheres ficaram às escondidas perante a sociedade. Não viram e nem foram vistas. Mas nada explica e/ou justifica completamente o ocorrido. Além disso, não compreendo a ausência de uma adaptação ao período analisado por esta lista tão requisitada. Aceito e acho justo os nomes citados. Mas a restrição é válida? É justa? É necessária? É, eu tenho certeza que não.

Por hoje é só, meus caros.



5 comentários:

O Polvo disse...

Fala Hellen!

Que grata surpresa, um novo post.

Que listas sempre provocarão divergências todo mundo já sabe. O problema é quando elas demonstram a falta de reconhecimento de nossa sociedade para com as mulheres. Mesmo historicamente oprimidas, não existe um destaque que seja?

Tenho duas listas da Bravo!; uma sobre as "100 obras essenciais da música erudita" e outra dos "100 livros essenciais da literatura mundial". Na primeira, salvo um descuido meu, não há sequer uma mulher; na segunda aparecem, timidamente como que se de favor, três. Subjetividades de lado, creio serem listas duvidosas.

Apenas para reforçar o argumento (e precisa?): basta analisar a quantidade de obras asiáticas nas listas, bem como sul-americanas e africanas.

O homem, de preferência o europeu (mas norte-americano também pode), insiste em apagar o resto do mundo do mapa e instituir-se como o mais alto padrão.

No mais, bom texto, parabéns pela volta e continue aparecendo no blog. Nós estaremos de olho.

Aquele abraço.

Bruno Vinícius disse...

Toda restrição é uma injustiça. Mas não disseram que iriam citar "todos os gênios", mas sim "Os cinco maiores gênios", Então, torna-se direito desses tais que fizeram a lista, colocar apenas estes cinco.
Colocar uma mulher, só pelo fato de ser mulher, seria como uma cota de universidade.
Por outro lado, se colocassem, por exemplo, nietzsche (Sou fã dele), diriam "Cadê o Marx"?
Não dá pra agradar a todos, mas eles decidiram estes.
Não possuem, porém, a verdade absoluta.

Grato.

Rodrigo Cortes disse...

A humanidade está muito bem representada com a escolha. Não existe duvidas nas contribuições feita por esses homens. Especular, sexo ou genialidades é tolice.
Tenho uma lista brasileira que não é pouca coisa.
É, o Brasil tem Gênios levantando poeira em qualquer lista:
Aleijadinho, Alberto Santos-Dumont,
Garrincha, Heitor Villa-Lobos, Machado de Assis e Nelson Rodrigues.
E olha o cheiro bom de perfume: Anita Garibaldi, Leila Diniz, Pagu, Chica da Silva, Chiquinha Gonzaga e Maria Link.

Hellen Cardoso disse...

Meus caros, não quis dizer que os cinco escolhidos não são gênios, mas que não são os únicos a serem postulados como os "maiores".
Simplesmente colocar uma mulher por ser mulher, realmente não seria digno. Mas será que seus estudos realmente são valorizados?
Um exemplo: Parte dos estudos de Freud, tiveram como base a pesquisa de uma mulher (esqueci o nome) sobre sexualidade infantil. Mas, ele nem citou mesmo o nome dela.
Enfim, injustiças de um mundo injusto.

O BERRO da Formiga disse...

Concordo; a primeira observação é a ausência de pelo menos uma mulher.

A segunda observação é; porque Marx? Porque o mentiroso, o desonesto, o apocalíptico, o plagiador, o “Doutor do Terror Vermelho”, assassino e genocida?

E ainda perguntaria a voce; porque Lenin e não Eric Voegelin, von Mises, Hayek, Guénon?

Não né, é melhor continuar c/ Marx e ainda acrescentar Lênin, Trotski, Stalin, Mao, Fidel, Chê, Pol Pot...