sábado, 30 de agosto de 2008

A vida é um livro

A leitura de "Deus é inocente" é obrigatória. Num primeiro momento nos deixa sufocados, com vontade de fechar os jornais e nunca mais abri-los. Mas é uma sensação que logo passa para ser subtituída por uma atitude: a de ler, ouvir e ver com mais cuidado, com o senso crítico aguçado e dialogar, sempre, com as notícias. Precisamos, também, fazermos as nossas perguntas: quem, quando, onde e, principalmente, como e porque.

(ainda não terminei o livro, mas, não vou ficar postando todas as partes que eu leio e acho interessante. afinal, eu iria postar o livro todo! haha. quando eu terminar, farei um 'post-resumo' como conclusão desse baú cheio de novos conhecimentos.)

Andei pensando nas falas dos professores, dos pais, das propagandas sobre educação na tv, internet, etc. Eles têm toda a razão! Na base da educação brasileira, temos um baixo índice de leitura, a prova, é que a maioria dos alunos chegam ao Ensino Médio lendo no máximo 10 livros (sem contar com os do vestibular. mesmo assim, são poucos os que lêem). Eu, escritora desde blog, sou a prova disso. O despertar para a leitura, foi tardio durante a minha educação, e agora eu vejo o quanto isso poderia ter me influenciado e melhorado o meu vocabulário, minhas redações, minha própria comunicação com as pessoas ao meu redor.
A estrutura fonética do brasileiro, está cada dia mais arcaica. Com abreviações e sinais, parece que estamos voltamos ao período pré-histórico, quando os habitantes se comunicavam assim. Será culpa dos meios de comunicação instantâneos ? Talvez, mas não só deles.
Com aproximadamente 25.000 analfabetos no Brasil (os que não sabem escrever nem o nome. é, se vc souber escrever o nome e reconhecê-lo, vc é considerado alfabetizado), a importância da leitura para a grande massa populacional, seria um salto para melhorar o nosso IDH por exemplo (já que o Brasil está tão interessado em 'fazer bonito' pra ONU ver), formando um senso crítico nos leitores, eles começariam a se interessar por política, economia, diversas culturas... ao invés de ficar discutindo o placar do jogo BR x ARG.


- A importância da Leitura
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.
Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre um releitura.
Desse modo, a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem, assim, tem ampliada sua visão de mundo e seu horizonte de expectativas.

(Maria Carolina; professora de Língua Portuguesa e Redação)

Ler é poder !

Nenhum comentário: