sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A icógnita latina: as FARC!


As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, também conhecidas pelo acrônimo FARC ou FARC-EP, é uma organização de inspiração comunista, autoproclamada guerrilha revolucionária marxista-leninista, que opera mediante uso de métodos terroristas e de táticas de guerrilha. Lutam pela implantação do socialismo na Colômbia. As FARC são consideradas organização terrorista pelo governo da Colômbia, pelo governo dos Estados Unidos (como se os EUA praticamente não mandassem e desmandassem na colômbia! hunf), Canadá e pela União Européia. Os governos de outros países latino-americanos governados por presidentes de esquerda, como Equador, Bolívia, Brasil, Argentina e Chile não lhes aplicam esta classificação.
As FARC foram criadas em 64 como aparato militar do Partido Comunista Colombiano. Enquanto originaram-se como um puro movimento de guerrilha, a organização já na década de 80 envolveu-se no tráfico ilícito de entorpecentes, o que provocou a separação formal do Partido Comunista e a formação de uma estrutura política chamada Partido Comunista Colombiano Clandestino.

(Só de curiosidade própria. Achei distindo que uma organização tão 'famosa', revelando a todos os que quiserem ver a sua 'estrutura interna'. Bom, isso pode ser uma grande mentira, ou não sei, pode ser verdade.. Afinal, o quebra-cabeça que as grandes potências fazem, se encaixa.)

A cadeia de comando das FARC está dividida da seguinte forma:
Estado-Maior Central, mais conhecido como o secretariado, é o órgão superior de direcção e de comando das FARC-EP. Os seus acordos, despachos e decisões imperam sobre toda a organização e os seus membros. O secretariado é quem nomeia os líderes de cada bloco, e restringe as áreas que cada bloco deve abranger.
Bloco: grande unidade estratégica de gestão e controle do território. A Colômbia esta dividida em 7 blocos. Cada bloco é composto por cinco ou mais frentes.
Frente: consiste entre 50 a 500 homens e controlam uma determinada zona do país.
Coluna: é uma larga frente.
Companhia: geralmente cerca de 50 homens, permanecem sempre juntos e são responsáveis pelas emboscadas e ataques surpresa contra forças governamentais.
Guerrilha: consiste de dois pelotões.
Pelotão: a unidade básica, composta por 12 combatentes


Bem, isso nem é a metade do que eu ainda lendo sobre as FARC. Quando eu amenizar as minhas dúvidas sobre o Plano Colômbo e o caso Ingrid Bettencourt, voltarei para contar a plena verdade para vocês! hahaha :)

Obrigado à todos, e volte sempre!

Nenhum comentário: