sábado, 25 de outubro de 2008

Transposição do São Francisco: sim ou não ?

Ao me deparar com uma revista que minha mãe assina atualmente, O Correio da UNESCO na Escola, vi a reportagem em destaque que tinha o seguinte dizer: "O mundo vai virar deserto?". Nem preciso falar que abri e li a revista toda. Porém uma dinâmica no Manual do Professor me chamou atenção. Tratava-se da Transposição do rio São Francisco, e colocava diferentes versões para que o aluno pudesse entender e formar a sua própria opinião. Eu, como ainda não tenho uma opinião certa sobre o assunto, pesquisei e estou lendo sobre o assunto. Contudo, isso não quer dizer que eu não saiba sobre o assunto. Até o início do ano eu era a favor, mas depois de assistir a aula de um professor de geografia, ele me passou tantos argumentos favoráveis e não-favoráveis, que eu fiquei meio "lost" (rs).
Bom, achei duas versões interessantes, e decidi postar aqui. Espero que possa ajudar alguém a se decidir, já que eu ainda não consegui tal façanha!

A polêmica transposição do rio São Francisco


Proposta de Jurandyr Ross, professor do Departamento de Geografia da USP:
"Pode-se afirmar, com certa segurança, que a deficiência hírdrica do setão nordestino é algo absolutamente contornável com a aplicação de tecnologias de captação, armazenamento e distribuição de água. Os solos rasos e pedregosos, embora dominantes, não são exclusivos. Existem extensas áreas descontínuas que apresentam solos argilosos ou argilo-arenosos naturalmente férteis e que podem ser mais bem aproveitados para a produção agropecuária.
Há, por outro ládo, grandes dificuldades na implantação de projetos agropecuários tecnologicamente sofisticados. Os problemas envolvem tradição cultura, estrutura fundiária, deficiência na formação educacional e também técnica. Assim, os trabalhadores rurais, em função de sua baixa escolaridadee despreparo técnico, dificilmente se transformam em produtores de sistemas tecnologicamente modernos.
Com a transposição de parte das águas do São Francisco, essa região tem a oportunidade de melhorar as condições socioeconômicas a partir do desenvolvimento do programa de biodiesel feito com mamona. (...) Vastas áreas poderão ser transformadas em pontos de produção de dendê e babaçu, também para biodiesel. As atividades ocupariam extensas áreas de terras dubaproveitadas e pouco produtivas e gerariam grande número de empregos e renda.
Com a disponibilidade de água pode-se ainda investir no aperfeiçoamento da pecuária regional, com a criação de bovinos de variedades geneticamente melhoradas, e áreas de cultivo de plantas forrageiras para alimentação dos animais."

Proposta de Sílvia de Faria Pereira e Carvalho, professora da UFMG:
"Em 2004, o governo do presidente Lula decidiu iniciar o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. trata-se de um projeto caro, avaliado em 1,5 bilhões de dólares, que produzirá intervenção no meio ambiente, na economia e na população que vive nas áreas.
(...) A bacia do São Francisco já está muito degradada e apresenta sérios problemas de erosão em suas margens, com assoreamewnte dos sedimentos em seu leito fluvial. Além disso, a mata ciliar foi destruída, afetando a qualidade e a quantidade de água que deve fluir para o rio. A produção de carvão, que tem como matéria-prima a madeira retirada do cerrado e da caatinga, também acelera a morte do Velho Chico. (...)
Somado ao que foi exposto, a população local denuncia que, ao contrário do que o governo propõe, a transposição beneficiará grandes empresas agrícolas e criatórios de camarões. (...)
A transposição vai alterar a agricultura de vazante das planícies marginais, uma vez que vai mudar a dinâmica da foz do rio São Francisco. A perenização dos rios receptores das águas transpostas também afetará os pequenos agricultores de vazante."

Após a leitura dessas propostas, fiquei mais confusa ainda. Mas, o certo, é que ninguém sabe o que será melhor ou pior para o rio, para população, para a região, etc.
Espero ter ajudado, mas tenho quase certeza que colaborei para dar um nó maior na cabecinha de vocês (rs).

Beijos!

2 comentários:

Unknown disse...

O revson uma vez disse, q a gente q num ta lá, passando pela seca... é muito facil de criticar!

Pode ocorrer o q a professora da UFMG disse?? Claro q pode...
mas cabe a nós cobrar do governo q seja feito o certo...
é muito fácil ficar sentaada com o traseiro na cadeira, falando mal do governo e q ele beneficia os grandes! Vamos fazer com q ele beneficie a maioria da pouplação então ué!

;)

Unknown disse...

Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.