quarta-feira, 4 de maio de 2011

Obama & Osama

Obama fala de Osama:
'O fato é que vocês não verão Bin Laden andando na Terra novamente.'
'É importante para nós garantir que fotos muito detalhadas de alguém que foi baleado na cabeça não fiquem circulando como uma incitação a mais violência e como uma ferramenta de propaganda', declarou Obama.
'Nós não mostramos este material como troféus.'
'O fato é que era alguém que merecia a justiça que recebeu', afirmou Obama.
'Mas não precisamos comemorar..."

Se desde 2001 os acontecimentos que envolveram esses dois povos estivessem sido encarados com tanta segurança e objetividade com o qual está sendo relatado agora com a suposta morte de Osama Bin Laden, não haveria dúvida que ele é um terrorista e que ordenou o "ataque" aos EUA, às torres gêmeas... Assim, a humanidade hesitaria em questionar a invasão de tropas americanas em território muçulmano e seus feitos catastróficos muitas vezes abafados pela mídia, além das ordens de generais americanos e comentários feitos pelo ilustríssimo ex-presidente norte americano, o tal de Bush, que não escondiam o prazer da guerra, de exibirem seu armamento potente para todo o oriente... etc, etc, etc.
Enfim, o que mais encontro em todos esses 10 anos de blá blá blá são dúvidas, incertezas. O tal do "SE isso for verdade..." começa quando liguei a televisão pra assistir o meu desenho matinal e encontrei aviões pilotados por sabe lá quem, atingindo torres sabe-se lá de onde, e que momentos depois, me induziram a pensar que um moço magro, alto e barbudo rodeados por outros homens que usavam vestidos e tinham armas enormes em suas mãos eram os responsáveis por todo aquele desastre.
Por fim, hoje o que nos resta desta história? Dessa novela norte americana? Continuo com as minhas incertezas. É claro que respeito e lamento tantas mortes naquele dia, o 11 de setembro, mas também às vítimas que não tiveram suas mortes divulgadas e dramatizadas nos principais jornais ocidentais, àquelas que suas famílias não puderam chorar frente às câmeras e dizer ao repórter: "Ele(a) era uma pessoa inocente...tinha tantos sonhos!"
Minha intenção aqui não é polarizar a história e dividir seus protagonistas em povo-do-bem e povo-do-mal. Mas esclarecer que Obama não é melhor que Osama, e vice-versa. A diferença entre vocês, meus caros, é apenas uma: um b no lugar do s, ou vice-versa.

Nenhum comentário: